Atenção: O Educação Física - Saúde,Esporte e Lazer é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes

O congelamento de verduras e legumes é uma boa alternativa para guardar esses alimentos por mais tempo e manter seus nutrientes. Quando congelados corretamente, os legumes duram em média de 6 meses, e os temperos como alho e cebola, 1 mês.

Congelar os legumes é útil para aproveitar as sobras ou os vegetais da época, além de facilitar o preparo de saladas e de refeições rápidas. Alguns exemplos de legumes que podem ser congelados são cenoura, brócolis, beterraba e pimentão. 

Tipos de congelamento e formas de consumo para cada vegetal

O tipo de congelamento é específico para cada legume, pois alguns precisam ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados. Da mesma forma, após o descongelamento alguns vegetais só podem utilizados cozidos ou refogados.
Assim, a tabela abaixo indica o modo de preparo de alguns vegetais para o congelamento e como eles podem ser utilizados depois de descongelar.

Alimento Congelado
Para congelar
Preparação culinária
Cebola, salsinha
Lavar e picar
Saladas ou preparação de alimentos
Manjericão
Escaldar
Saladas ou molhos
Cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafre
Lavar, cortar e escaldar
Saladas refogadas, sopas ou cozidos de carne
Batata, batata doce, abóbora, mandioquinha
Lavar, cortar e escaldar
Cozidos, assados, sopas, purês ou batatas fritas
Tomate
Lavar
Molhos ou refogados de carnes
Beterraba
Lavar e escaldar
Cozidos ou sopas
Berinjela
Lavar, cortar e escaldar
Saladas refogadas ou sopas
Couve, abobrinha, nabo
Lavar, cortar e escaldar
Saladas refogadas, sopas, cozidos ou refogados de carnes
Feijão
Cozinhar e congelar com caldo
Temperar e aquecer até ferver
Milho, ervilha
Lavar e escaldar
Saladas refogadas, molhos ou cozidos de carnes

A seguir, está uma lista de passos para congelar corretamente os legumes.

Como preparar os legumes para congelar

  • Comprar legumes de boa qualidade e frescos;
  • Retirar as cascas não comestíveis e lavar bem os legumes;
  • Cortar os legumes na maneira que preferir para utilizá-los depois, por exemplo em cubos ou em rodelas.
O que fazer para poder se congelar por mais tempo

Após o preparo dos legumes, é necessário escaldar e depois dar um choque térmico para que eles não estraguem e para que a cor e os nutrientes se mantenham durante o tempo de congelamento. Esse procedimento também chamado de branqueamento, e para fazê-lo deve-se:
  • Colocar os legumes por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo;
  • Retirar os legumes da água e colocá-los em uma bacia com água e gelo;
  • Secar os legumes em um pano limpo.
Congelar os legumes ainda com excesso de água irá deixá-los com uma textura mais mole após o descongelamento.

Como embalar os legumes para congelar

Os legumes podem ser embalados em sacos de congelamento ou em recipiente de plástico ou vidro com tampa. Nessa etapa, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Embalar apenas a quantidade que será utilizada depois, pois os legumes grudam um no outro durante o congelamento;
  • Retirar todo o ar do saco de congelamento e fechar bem;
  • Se congelar em depósitos, deve tampá-los bem para que o cheiro dos legumes não passe para outros alimentos do congelador.
Os vegetais congelados acumulam água e não ficam mais crocantes como quando estão frescos, por isso o ideal é que sua utilização seja em preparações cozidas ou assadas.

 Como congelar temperos e ervas

O processo de congelar as verduras utilizadas como temperos, como cebola, alho, manjericão e alecrim, inclui lavar, cortar e secar bem antes de embalar para o congelamento, não precisando da etapa de choque térmico. É importante destacar que o processo de secagem dos temperos deve ser muito bem feito, pois congelar as ervas ainda úmidas fará com que elas não fiquem com uma boa aparência após o congelamento.

Outra forma de congelar as ervas é colocá-las em formas de gelo e completar com água ou azeite, retirando os cubinhos de acordo com a necessidade de uso. Veja também Como congelar polpa de fruta.

Como descongelar os legumes e os temperos

Os legumes devem ser descongelados antes de serem utilizados, e a melhor forma para fazer o descongelamento é colocá-los na geladeira um dia antes do uso. Se quiser fazer um descongelamento mais rápido, coloque o saquinho de legumes em água fria.

Os temperos em forma de folhas, como manjericão e salsa, podem ser adicionados triturados ainda congelados, apertando o saquinho onde foram guardados. Eles também podem ser adicionados diretamente em preparações com água, como sopa e feijão, mas a cebola e o alho, por exemplo, precisam ser descongelados antes do uso.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

3 Sucos de frutas para combater a artrite reumatóide

Tatiana Zanin (Nutricionista)

Os sucos de frutas que podem ser usados para complementar o tratamento clínico da artrite reumatóide devem ser preparados com frutas que possuem propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias para que sejam eficazes no combate a dor e a inflamação, característica da artrite reumatóide.

Estes sucos devem ser preparados com fruta madura ou polpa de fruta congelada, mas devem ser ingeridos logo após o seu preparo para que suas propriedades sejam mantidas.


3 exemplos de sucos bons para tratar a artrite são:


1. Suco de abacaxi
Benefício: É uma rica fonte de bromelina, vitamina C e manganês, tendo ação anti-inflamatória e diurética, que ajuda a diminuir as dores e o inchaço.
Como usar: Bater no liquidificador 3 rodelas de abacaxi + 300 ml de água Tomar 3 copos por dia.


2. Suco de cereja
Benefício: É um suco que torna o sangue mais alcalino sendo eficaz contra gota e artrite.
Como usar: Bater no liquidificador 2 xícaras de cerejas + 100 ml de água Tomar várias vezes ao dia.


3. Suco de morango com melancia
Benefício: É rico em antioxidantes e contém ácido elágico sendo, que combate a dor e a inflamação causada pela artrite. 

Como usar: Bater no liquidificador 1 copo de morangos picados com 1 fatia grossa de melancia. Tomar 2 vezes ao dia.

As frutas orgânicas que podem ser compradas nas feiras ou que são devidamente identificadas nas embalagens nos supermercados possuem mais vitaminas e minerais sendo as mais indicadas para serem utilizadas na preparação destes sucos.

O tratamento da artrite reumatóide deve ser orientado pelo médico mas pode ser feito à base de medicamentos, fisioterapia e nos casos mais graves, cirurgia. O uso de remédios caseiros pode ser útil para complementar este tipo de tratamento. Veja 3 remédios caseiros para artrite reumatóide.

 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conheça as diferenças e saiba porque escolher parto normal ou cesárea

Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)

O parto normal é melhor para a mãe e para o bebê porque além da recuperação ser mais rápida, permitindo que a mãe possa cuidar logo do bebê e sem dor, o risco de infecção da mãe é menor porque há menos sangramento e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios.

No entanto, a cesariana pode ser a melhor opção de parto em alguns casos. Apresentação pélvica (quando o bebe está sentado), gemelar (quando o primeiro feto está em posicão anomala), quando ocorre desproporção céfalo-pélvica ou nos casos em que há suspeita de descolamento da placenta ou placenta prévia total ocluindo o canal de parto.

Diferenças entre parto normal e cesárea.

O parto normal e a cesariana variam entre si relativamente ao trabalho de parto e ao período pós-parto. Por isso, veja na seguinte tabela as principais diferenças entre parto normal e cesárea.

Nos casos de parto normal, geralmente a mãe pode levantar logo para cuidar do bebê, não tem dor após o parto e os partos futuros são mais fáceis, duram menos tempo e a dor ainda é menor, enquanto que na cesárea, a mulher só pode levantar entre 6 e 12 horas depois do parto, tem dores e os partos futuros de cesariana são mais complicados.

A mulher pode não sentir dor durante o parto normal caso receba anestesia peridural, que é um tipo de anestesia que é dada no fundo das costas para que a mulher não sinta dor durante o trabalho de parto e que não prejudica o bebê. Saiba mais em: Anestesia peridural.

Nos casos de parto normal, em que a mulher não quer receber anestesia, este tem o nome de parto natural, e a mulher pode adotar algumas estratégias para aliviar a dor como mudar de posição ou controlar a respiração. Leia mais em: Como aliviar a dor durante o trabalho de parto.

Indicações da cesárea.

A cesárea está indicada nos seguintes casos:

* Gravidez de gêmeos quando o primeiro feto está pélvico ou em alguma apresentação anomala;
* Sofrimento fetal agudo;
* Bebês muito grandes, acima de 4.500 g;
* Bebê na posição transversal ou sentado;
* Placenta prévia, descolamento prematuro da placenta ou posição anormal do cordão umbilical;
* Malformações congênitas;
* Problemas maternos como AIDS, herpes genital, doenças cardiovasculares ou pulmonares graves ou doença inflamatória intestinal;
* Realização de duas cesarianas anteriores.

Além disso, a cesariana também está indicada quando se tenta induzir o trabalho de parto através de remédios (se tenta uma prova de trabalho de parto) e este não evolui.

O que é o parto humanizado?

O parto humanizado é um parto em que a grávida tem controle e decisão sobre todos os aspetos do trabalho de parto como posição, local do parto, anestesia ou presença de familiares, e onde o obstetra e a equipe estão presentes para colocar em prática as decisões e vontades da gestante, tendo em consideração a segurança e a saúde da mãe e do bebê. 

Desta forma, no parto humanizado, a grávida decide se quer um parto normal ou cesárea, anestesia, na cama ou na água, por exemplo, cabendo apenas à equipe médica respeitar essas decisões, desde que não coloquem em risco a mãe e o bebê. Para saber mais vantagens do parto humanizado consulte: Como é um parto humanizado.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programa completo para perder barriga em uma semana.

​​Este programa completo para perder barriga em uma semana é uma combinação eficaz entre dieta hipocalórica e exercícios abdominais, que pode ser feito em casa, e é direcionado para iniciantes que querem perder peso e iniciar uma atividade física.
Este programa para emagrecer e perder barriga pode ser repetido 2 vezes seguidas em indivíduos saudáveis. Em caso de diabetes, pressão alta, insuficiência renal ou problemas cardíacos é importante aconselhamento médico antes de iniciar qualquer plano de restrição alimentar ou exercícios físicos.
Para saber exatamente quantos quilos precisa emagrecer consulte: Como saber quantos quilos preciso emagrecer.

Segunda-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá verde sem açúcar. Veja porque o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
1 copo de iogurte natural com 1 colher de granola light e 1 maçã com casca1 Bife de frango grelhado com 1 colher de arroz integral e salada de alface e tomate, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 laranja com bagaço de sobremesa1 copo de vitamina de bebida de soja ou leite desnatado com 1/2 mamão, sem açúcar.1 prato de legumes cozidos em água e sal (cenoura, vagem e chuchu), regado com azeite, com 1 lata de atum em água.
Exercício do dia: Caminhar 30 minutos, pode ser na rua ou na esteira, e a seguir fazer 3 minutos de abdominais, como mostra a imagem a seguir:

Terça-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá de alcachofra sem açúcar
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
1 prato raso de mingau de aveia e 1 banana com chia1 filet de peixe grelhado com 3 colheres de brócolis e cenoura cozida, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 pera de sobremesa1 copo de suco de cenoura com laranja e 1 colher de gérmen de trigo, com duas torradas integrais com 1 fatia de queijo branco.1 prato de creme de legumes, temperado com sal, cebola e alho e um fio de azeite extra virgem.
Exercício do dia: Caminhar 40 minutos e apertar o passo após os 10 primeiros minutos e depois comece a diminuir o passo nos últimos 10 minutos. A seguir, faça 3 séries do exercício a seguir, que consiste em ficar parado na posição de prancha, o máximo de tempo que conseguir:

Quarta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 L suco de maracujá sem açúcar
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
1 copo de café com leite e 1 pão integral com uma fatia de queijo branco.1 coxa de frango grelhada ou cozida com salada de alface e rúcula e 1 colher de arroz, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 tangerina de sobremesaUma porção de granola light com 1 copo de suco de laranja sem açúcar1 prato de salada de alface, pepino, tomate, ovo cozido com pedacinhos de abacaxi.
Exercício do dia: Caminhar 1 hora num ritmo acelerado, para aumentar a queima de calorias. Depois, faça o exercício abdominal oblíquo, como mostra a seguir;durante 3 minutos para cada lado, para fortalecer estes músculos e ajudar a definir esta região, afinando a cintura:

Quinta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 L de chá verde com gengibre sem açúcar ou tome o Chá de gengibre para emagrecer
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
Vitamina de 1/2 abacate com leite desnatado ou leite de aveia.1 posta de peixe cozido com batata e couve, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 fatia de melancia de sobremesa1 taça de gelatina de morango misturada com 1 copo de iogurte natural com 1 colher de linhaça1 prato de creme de cenoura, temperado com sal, cebola e alho e um fio de azeite extra virgem.
Exercício do dia: Caminhar rapidamente por 2 minutos e correr por mais 2 minutos, depois voltar a caminhar rápido por mais 2 minutos e assim por diante até completar 30 minutos. Quando terminar, fazer abdominais durante 3 minutos:

Sexta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá de erva-doce sem açúcar
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
1 copo de suco de abacaxi ou laranja e um pão de sementes com manteigaQuinoa com cenoura cozida e 1 bife de frango ou de carne de vaca sem gordura. 1 laranja com bagaço de sobremesa1 copo de vitamina feita com maçã e iogurte líquido de morango1 prato de canja de galinha.
Exercício do dia: Correr por 30 minutos, usando um tênis que absorva bem o impacto para evitar lesões nas articulações, principalmente se estiver muito acima do peso. No final da corrida faça o exercício a seguir durante o máximo de tempo que conseguir, descanse 30 segundos e volte a ficar o máximo de tempo que conseguir.

Sábado

Beber 1,5 L de água com algumas gotas de limão sem açúcar. Veja seus benefícios emEmagrecer com limão
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
Iogurte líquido com cereais integrais e 1 taça pequena de salada de frutas.
1 prato de salada de alface com rúcula, queijo e cruton, temperada com vinagre, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 fatia de melão de sobremesa.
Bebida de amêndoa ou leite desnatado batido com 6 morangos e 2 torradas integrais.Creme de alho poró, regado com 1 fio de azeite extravirgem
Exercício do dia: Faça uma caminhada alternando entre 2 minutos de corrida, com 2 minutos de caminhada por meia hora, sendo que nos últimos 5 minutos, só caminhe para desacelerar o coração. No final, faça os abdominais laterais da image abaixo durante 3 minutos, para cada lado:

Domingo

Beber 1,5 L de suco de abacaxi com hortelã sem açúcar
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
1 copo de suco de maracujá e um pão integral com queijo branco.
Omelete com salsinha, tomate e 1 colher (de sopa) de gergelim. 1 taça de lichias ou 1 maçã com casca de sobremesa1 banana picada com um pouquinho de granola light.Salada de beringela, grão-de-bico, tomate, pimentão e cuscus.
Exercício do dia: Correr por 30 minutos e no final faça estes abdominais durante 5 minutos:

Dicas para emagrecer e perder barriga

Durante esta semana se ficar com fome, experimente comer 1 pêra ou 1 maça com casca 15 minutos antes do almoço e do jantar porque estas frutas ajudam a controlar o apetite e tem poucas calorias, que não devem interferir com os resultados finais.
Controlar a ansiedade pelos resultados também é uma estratégia para cumprir os objetivos e por isso pode ser útil tomar um chá de camomila ou suco de maracujá para ficar mais tranquila. Para verificar os resultados deve se pesar no primeiro dia, antes de iniciar programa e no dia seguinte, pela manhã, assim que acabar este treino de 1 semana para perder barriga.
Ele pode ser realizado em qualquer dia do mês, mas pode ser mais difícil de cumprir durante a TPM e a durante a menstruação, e não é permitido beliscar entre as refeições. O melhor horário para fazer os exercícios é de manhã, depois do café da manhã, mas também pode se exercitar no final do dia, antes do jantar.
Este artigo foi elaborado pela nutricionista Tatiana Zanin em conjunto com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, no entanto, um nutricionista e um treinador da academia podem indicar um outro plano para emagrecer e perder barriga, que respeite suas restrições e gosto pessoal.

Veja como complementar este programa de emagrecimento:


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Futsal


O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do Futebol de campo para as quadras.
Apesar de ser quase a mesma coisa que Futebol em termos de fundamento, o Futsal possui regras totalmente diferentes. E são raros os atletas que se conseguem jogar com a mesma eficiência nas duas modalidades.




Observação: Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
História

O Futsal foi criado em 1934, pelo uruguaio Juan Carlos Ceriani Gravier, na cidade de Montevidéu (Uruguai), e batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. Nesta época (nos anos 30), o Uruguai era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã.
Mas foram os professores, João Lotufo e Asdrubal Monteiro, que trouxeram essa modalidade para o Brasil, e logo então passou a ser chamado Futebol de Salão.
Durante anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, ou seja, o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra. Ao chegar a um resultado satisfatório, que justificou na publicação dessa regra em 1950, o esporte foi intensamente praticado nas ACM de São Paulo e Rio de Janeiro.


Fundamentos

Os principais fundamentos do futebol de Salão são:
·   Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.
·   Drible: É o ato em que o jogador usa a bola para enganar o adversário, deixando-o para trás.
·   Finta: É o ato de enganar o adversário sem tocar na bola.
·   Cabeceio: É a ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.
·   Chute: É a ação de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
·   Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
·   Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
·   Domínio de bola: É a ação de dominar a bola com qualquer parte do corpo, exceto as mãos (braços).
·   Finalização: É o ato de chutar a bola, visando realizar o objetivo mais esperado, que é marcar o gol.
Posições dos Jogadores 
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
·   Goleiro - Defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar.
·   Fixo - Defensor, semelhante ao zagueiro.
·   Ala (esquerdo e direito) – Joga pelas laterais da quadra.
·   Pivô - Movimenta-se no ataque e arma jogadas.

Características e Regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura.
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Saiba qual é a alimentação ideal para fazer antes e após se exercitar

A alimentação é chave para conseguir ter sucesso nos resultados da pratica de exercícios. Uma boa alimentação ajuda no resultado do treino.

Se alimentar de forma correta é fundamental para conquistar excelentes resultados, para quem pratica atividade física, isso conserva o corpo com os nutrientes regulados para alcançar êxito nos treinos.

Ainda, existe a ideia entre muitas pessoas de que não comer é a melhor maneira de emagrecer, o que é totalmente errado. O ideal é manter uma alimentação com nutrientes variados que deixará o organismo saciado, se tornando fundamental para eliminar gordura corporal.

Uma alimentação saudável aliada a um treino faz com que os resultados sejam mais rápidos e eficazes na perda dos quilos indesejados. Profissionais na área da nutrição de acordo com a publicação no portal “Tua Saúde”, recomendam que todos os tipos de nutriente devem ser consumidos, para que as necessidades do organismo seja supridas efetivamente. Algumas pessoas restringem os carboidratos da dieta ou outros nutrientes com a promessa de emagrecimento rápido, um erro que pode prejudicar os resultados em longo prazo. Alimentação antes da pratica de qualquer atividade física é essencial para que o corpo tenha energia e disposição durante o treino.

O carboidrato é o principal nutriente responsável por gerar energia, o consumo no pré-treino mantem o corpo disposto e evita a fadiga, mal estar. No pós-treino o carboidrato tem seus benefícios, o nutriente impede que a massa magra se perca, por ser consumida e transformada em energia.

Alimentos como o arroz, aveia, pães integrais, são principais fontes de carboidratos, além desses as raízes, como bata doce e mandioca, ótimos para serem consumidos após os exercícios.

Para quem deseja emagrecer, alimentos proteicos são indispensáveis aliadas a pratica de exercícios, eles constroem os músculos e ajuda no ganho de massa magra, quem está querendo definição da musculatura, se alimentar desse nutriente após o treino potencializa os resultados.

Principalmente encontrado em todos os tipos de carnes, a proteína também pode ser obtidas no grão de bico, lentilhas, ovos e feijão.

As proteínas também são usadas como fonte de energia pelo corpo, para manter o equilíbrio entre todos os nutrientes é essencial para que a perda de peso tenha resultado eficiente.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brasileiros tornam-se sedentários antes dos 34 anos, diz pesquisa

Quase 90% dos brasileiros que abandonaram as atividades físicas e os esportes o fizeram antes dos 34 anos. Os dados fazem parte da Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada hoje (22) pelo Ministério do Esporte, no Rio de Janeiro. Pesquisadores de universidades federais da Bahia, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, de Sergipe e do Amazonas participaram do diagnóstico, feito com base em dados de 2013.
O estudo verificou a idade em que as pessoas que praticavam atividades físicas ou esportes deixaram de ter esse hábito e chegou à conclusão de que 45% delas tornaram-se sedentárias entre os 16 e os 24 anos de idade.
O ministro do Esporte, George Hilton, destacou que a pesquisa mostra que o abandono, nessa faixa etária, tem a ver com o ingresso no mercado de trabalho. Na faixa etária seguinte, de 25 a 34 anos, 18% abandonam a prática. O início do sedentarismo se dá antes dos 15 anos para 26,8% dos que já praticaram esporte ou atividade física e pararam.
Para Hilton, o fortalecimento do esporte na escola é a principal forma de combate ao abandono. "O desporto escolar tem que ter protagonismo, para que, quando o jovem sair da escola, continue tendo vontade, gana e desejo de praticar esportes", afirmou.
O esporte mais abandonado pelos brasileiros é também a modalidade preferida da maioria: o futebol. Segundo a pesquisa, 59,8% dos que praticam esportes no país jogam futebol, mas 49,8% dos que se tornaram sedentários entraram para esse grupo justamente por ter "pendurado as chuteiras".
O segundo esporte mais praticado pelos brasileiros é o voleibol, com 9,7% dos praticantes, seguido pela natação, com 4,9%, e pelo futsal, com 3,3%.
De acordo com a pesquisa, 58,8% das pessoas que não praticam esportes afirmam que não têm tempo e dão prioridade para outras coisas, como estudar, trabalhar ou cuidar da família. Outras 11,8% declaram  que têm preguiça, desinteresse ou desmotivação e 9,5% alegam questões de saúde.
Os motivos para o sedentarismo mudam de acordo com as regiões do país. No Sudeste, 41,5% das pessoas sedentárias disseram que têm consciência dos riscos, mas não se esforçam para mudar. No Sul, 22,4% dão a mesma justificativa, enquanto 22,8% afirmam que não gostam de esportes ou atividades físicas e 28,9% dizem não ter tempo. No Centro-Oeste, está o maior percentual de pessoas que afirmam ter consciência dos riscos, mas não praticam por falta de condições financeiras: 10,2%.
A Região Sudeste é a mais sedentária do país, com 54,4% da população sem praticar atividades físicas ou esportes; o Centro-Oeste teve 45,1%, o Sul, 39,3%, o Nordeste, 38,5%; e o Norte, 37,4%.

Para o ministro, o combate ao sedentarismo vai além da infraestrutura. "É muito mais que ter estrutura esportiva. A prática é cultural e tem que ser vista pela ótica educacional", disse. George Hilton considera a situação do Sudeste preocupante pelo potencial de gerar doenças crônicas e coronárias. "Onde está  maior parte da população do país não há interesse em praticar atividades físicas. Isso tem que gerar um alerta, porque vai gerar um déficit na saúde pública. É uma conta que não fecha", afirmou o ministro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...