Atenção: O Educação Física - Saúde,Esporte e Lazer é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Sistema Esquelético

Esse sistema serve para proteção, produção de células sanguíneas, armazenamento de minerais e íons, sustentação e locomoção.
O sistema esquelético (também chamado de sistema ósseo) é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. O crânio e a coluna vertebral são estruturas ósseas complexas e importantes que ajudam e evoluem na medida em que o homem se desenvolve. Já a coluna vertebral tem o objetivo de dar maior flexibilidade ao nosso corpo.
Ossos do corpo humano se juntam por meio das articulações. E são responsáveis por oferecer um apoio para o sistema muscular permitindo ao homem executar vários movimentos. Num corpo adulto, existe cerca de 208 ossos que geram alavancas para o sistema muscular.

Funções do Sistema Esquelético

- Sustentar o organismo;
- Proteger os órgãos vitais;
- Armazenar os sais;
- Ajudar no movimento do corpo;
- Hematopoiética.

Principais partes do esqueleto:

Esqueleto apendicular formado pela:

·         caixa craniana, que possui vários ossos importantes do crânio;
·         coluna vertebral, (são pequenos ossos sobrepostos que sustentam o corpo dos vertebrados, por onde há um canal que se conecta à medula nervosa ou espinhal. Sua principal função é a movimentação);
·         caixa torácica, (formada pelo osso esterno e as costelas. Ele é responsável por proteger os pulmões e o coração).

Esqueleto axial é formado pela:

- cintura torácica ou escapular, é uma estrutura chamada também de cintura superior. Ela é formada pelas escápulas e clavículas;
- cintura pélvica ou inferior, é conhecida popularmente como bacia e é constituída pelo sacro, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix;

Esqueleto dos membros, 

Também é composto pelas juntas, ou seja, a ligação existente entre dois ou mais ossos. Outras estruturas são as articulações. Temos os ligamentos responsáveis por tornar os ossos conectados a uma articulação.

Cada conjunto de ossos também recebe uma classificação:

Ossos longos: ossos compridos com duas extremidades. Tem uma estrutura mais encurvada que suporta o peso do corpo humano. Ex.: fêmur, úmero;
 Ossos curtos: A largura e o comprimento têm praticamente o mesmo tamanho. São constituídos praticamente de osso esponjoso. Ex.: tarsos, carpos, etc.;
 Ossos planos ou chatos: São ossos finos formados por lâminas. Ex.: ossos do crânio, da bacia e outros.
 Ossos Alongados: São achatados e não possuem um canal central. Ex.: costelas.
 Ossos Pneumáticos: Ossos ocos com cavidades revestidas de mucosa. Ex.: Esfenóide.
 Ossos Irregulares: Possui uma forma tão complexa que não pode ser encaixado em nenhuma das categorias citadas acima. Ex.: Vértebras.
 Ossos Sesamóides: Pequenos ossos achados dentro de tendões.
 Ossos Suturais: Pequenos ossos encontrados nas articulações e entre os ossos do crânio.
Informação Importante: a diferença encontrada nos ossos entre o corpo feminino e o masculino é de que, nos homens, os ombros, o tórax, o sacro e o comprimento das pernas são maiores que nos das mulheres. Já a pelve é mais estreita nos homens em relação à das mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...