Atenção: O Educação Física - Saúde,Esporte e Lazer é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física

Conheça os benefícios da realização de exercícios no 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividades Físicas. Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Confira, então, as 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:

01 A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.

02 Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

03 Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

04 Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

05 De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.

06 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.

07 Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.

08 As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).

09 Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

10 Em uma recente pesquisa feita pelo Overseas Development Institute, na Grã Bretanha, mostrou que o número de aldutos obesos cresceu quatro vezes nos últimos 30 anos, em paises em desenvolvimento, ou seja, são mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso.

As 7 Atividades Físicas Mais Eficientes Para Perder Peso e Transformar o Corpo Feminino.


Se você não é do tipo que acompanha as modas de academia, fuja do sedentarismo praticando atividades simples, como pular corda, fazer agachamentos ou flexões e confira os resultados

FUJA DO SEDENTARISMO, COM EXERCÍCIOS E ATIVIDADES SIMPLES, QUE PODEM SER PRATICADOS EM QUALQUER ESPAÇO ABERTO
A cada verão, novas modalidades invadem as academias prometendo uma transformação em pouco tempo. Mas se você não é do tipo que acompanha as modas de ocasião, pode começar a se preparar já com exercícios e atividades simples, que podem ser praticados em qualquer espaço aberto. O site Physiotherapy.com listou os sete melhores exercícios para conseguir resultados rápidos. Confira:

PULAR CORDA: UM DOS EXERCÍCIOS QUE QUEIMA MAIS CALORIAS POR MINUTOS
1. Pular corda
Um dos exercícios que queima mais calorias por minutos, você só vai precisar de uma corda e espaço. É recomendável que você escolha um lugar aberto, que você se aqueça um pouco antes e que escolha uma corda adequada para a sua altura. O ideal é começar com sessões de 20, 25 saltos e descansar por 5 minutos. Depois, é só ir aumentando as repetições e conferir os resultados!
AGACHAMENTOS FORTALECEM QUADRIS, GLÚTEOS, COXAS E A LOMBAR
2. Fazer agachamentos
Os agachamentos são os melhores exercícios para uma mudança rápida nas mulheres, já que mexem com todas as parte do corpo, principalmente quadris, glúteos, coxas e a lombar. Mas atenção: é preciso jogar o peso do corpo para trás, apoiando-se nos calcanhares; se você é muito alta, não flexione demais os joelhos; retorne devagar até ficar na posição ereta, forçando as coxas. O exercício também pode ser feito com pesos, mas é preciso acompanhamento de um profissional e desde que você não tenha lesões nas articulações.

UMA VEZ QUE VOCÊ CONSIGA FAZER AS PRIMEIRAS FLEXÕES, PERCEBERÁ OS EFEITOS POSITIVOS NO CORPO
3. Fazer flexões
Poucas pessoas se arriscam a fazer flexões, já que elas exigem um tanto de força. Mas uma vez que você consiga fazer as primeiras, perceberá os efeitos positivos no corpo. O bom é que você não vai precisar de nada para começar. Apenas deite-se no chão, apoie as mãos e erga o corpo até que os braços estejam totalmente esticados. Então, flexione novamente até que os cotovelos fiquem num ângulo de 90 graus. No estágio inicial, faça três ou quatro repetições e depois vá aumentando.

PARA TONIFICAR OS MÚSCULOS DAS PERNAS, NADA MELHOR PARA MULHERES DO QUE UMA BOA SESSÃO DE ALONGAMENTO
4. Fazer alongamentos
Para tonificar os músculos das pernas, nada melhor para mulheres do que uma boa sessão de alongamento. O exercício tem bons resultados por trabalhar cada perna individualmente. Em geral, o melhor é começar com três séries de dez repetições por dia. É um ótimo exercício para os músculos inferiores.

ALÉM DE QUEIMAR MUITAS CALORIAS, A CORRIDA MELHORA O METABOLISMO
5. Correr
São muitos os benefícios da corrida ou mesmo da caminhada. Para começar, melhora os batimentos cardíacos (é importante consultar um médico para ver se você é uma pessoa apta para a atividade), ajuda no metabolismo, queima muitas calorias e também previne a depressão. Correr ou caminhar nas primeiras horas do dia é um dos tratamentos mais indicados para quem tem problemas cardíacos.

ALÉM DAS PERNAS, BRAÇOS E COSTAS SÃO BENEFICIADOS NA PEDALADA
6. Pedalar
Andar de bicicleta está entre as melhores atividades que podem ser feitas diariamente e também a melhor para os membros inferiores. Além das pernas, braços e costas são beneficiados. Entre os bons efeitos internos, estão a redução do colesterol, melhora na circulação sanguínea e prevenção de problemas cardíacos.

TRANSFORMA ALÉM DE TRANSFORMAR O CORPO, A NATAÇÃO MELHORA A RESPIRAÇÃO E PREVINE DEPRESSÃO

7. Nadar
Natação não apenas transforma o corpo, como também é apontada como uma atividade que melhora a respiração e previne depressão. Está entre os melhores exercícios para conquistar resultados em um curto período de tempo. Além de melhorar sua resistência, não se engane: apesar do baixo impacto, a natação fará muito por seus músculos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Alongamento Costas

Para as costas / dorsais, irá necessitar de uma barra horizontal fixa e forte na qual se possa pendurar. Como as costas são uma parte corporal que trabalha tanto para si dia após dia, esta é uma peça de equipamento que deveria estar presente em todas as habitações.


Este tipo de barra é fácil de instalar pode ser usada para uma série de excelentes exercícios para além de apenas para alongar as costas.
Agarre a barra, pendure-se, e pense em relaxar completamente o corpo. Poderá demorar algum tempo até começar a conseguir descontrair-se completamente, mas mais cedo ou mais tarde você irá conseguir fazê-lo.
Enquanto estiver pendurado inspire e expire de forma lenta, isso irá ajudá-lo a relaxar enquanto expande e contrai o tórax, tensionando e em seguida aliviando a pressão sobre os discos das vértebras.
Agora que está pendurado e descontraído, baixe o seu queixo de forma lenta até ao esterno (peito), isto irá aumentar ainda mais o alongamento da parte medial e superior das suas costas.
Um outro movimento, que alonga mais a parte medial das costas, é o da imagem abaixo.
Para começar a realizar este movimento, comece por colocar-se em pé em frente a uma barra ou um poste fixo. Fique a cerca de 30 cm da barra, com os pés juntos e agache-se. Coloque uma mão na barra e puxe o corpo para trás de forma lenta. Mantenha essa posição durante 10 segundos e depois retorne à posição inicial


BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO DAS COSTAS:

Ajuda a limitar a deterioração dos discos intervertebrais.
Reduz o risco de herniação dos discos.
Fortalece os grupos musculares das costas.
Realizado antes dos exercícios, particularmente antes dos treinos com pesos pesados, irá aquecer os músculos em preparação para o esforço que se irá seguir.
Depois do exercício, este tipo de alongamento irá ajudar a alongar e afrouxar os músculos das costas, ajudando assim a aliviar a dor muscular residual.

*NOTA: Antes de experimentar este exercício, é vivamente recomendável que consulte um profissional de saúde no caso de sofrer de dores persistentes nas costas ou zona lombar ou no caso de já ter sofrido lesões nessas áreas.


Alongamentos Abdominais.

Para começar a alongar os músculos abdominais, deite-se de barriga para baixo no seu tapete de exercício ou outro tipo de superfície confortável, estenda completamente os braços e aponte os pés diretamente para trás de si.
Depois, com a palmas das mãos apoiadas  no chão, os dedos a apontar para a frente, arqueie e vá subindo lentamente as costas aproximando as mãos ao corpo. Continue até sentir um bom alongamento nos abdominais e oblíquos externos.


Não arqueie as costas em demasia! O objetivo é alongar os abdominais, ou seja a secção média do seu torso. 
Cuidado: Este é um exercício de alongamento que não pode ser realizados por indivíduos que tenham algum tipo de condição médica nas costas ou zona lombar. Se teve ou tem alguma lesão na zona lombar, deverá consultar o seu médico antes de realizar este exercício.
Uma vez que já tenha subido o torso até uma posição de alongamento confortável, com as mãos firmemente apoiadas no chão, respire de forma lenta e profunda durante 10 segundos. Depois disso desça até à posição inicial colocando uma mão e depois a outra no chão, de forma reversa à que subiu, até ficar completamente deitado.
ALONGAMENTO AVANÇADO PARA OS ABDOMINAIS

Depois de ter vindo a realizar este exercícios de alongamento durante algumas semanas, poderá adicionar um pouco, e por um pouco digo 2-3 cm de rotação dos ombros para um lado, mantendo a posição durante 10 segundos, e depois rodando para o outro lado para sentir um maior alongamento nos músculos oblíquos externos.
Importante:  Mantenha sempre o foco, sinta o alongamento nos abdominais, essa é a única porção do seu corpo que você deve querer alongar neste exercício.

MÚSCULOS ABDOMINAIS ALONGADOS:

Principalmente o reto abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso abdominal.
BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO DOS ABDOMINAIS

1.      Ajuda a fortalecer e endurecer o grupo muscular dos abdominais.
2.      Aumenta a flexibilidade dos abdominais.
3.      O fortalecimento dos abdominais irá melhorar o seu equilíbrio geral.
4.      Aquece os seus músculos abdominais antes dos exercícios intensos.
5.      Alonga e relaxa os músculos abdominais após os treinos de abdominais intensos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Flexibilidade e Alongamento


alongamento2
Flexibilidade é fundamental para manter a funcionalidade do indivíduo (DAVIS et al., 2005). E por isso, para prevenir encurtamentos musculares, ganhar flexibilidade e melhorar o desempenho musculoesquelético, se faz necessário realizar exercícios de ALONGAMENTO!
 Entretanto …
 Por quanto tempo e quantas repetições se deve realizar em cada alongamento? Alongar, antes ou depois do treino? Alongamento previne lesão?
Essas são perguntas muito frequentes feitas por pessoas que realizam atividade física e ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto na comunidade científica.
Porém, para responder estas perguntas, deve-se entender o que é alongamento!
Alongamento é o exercício que se faz. Enquanto Flexibilidade é a capacidade de uma ou mais articulações realizarem uma máxima amplitude de movimento sem se lesionar (THACKER et al., 2004).
Existem três principais técnicas de alongamento (PAGE, 2012):
Estático: Quando o movimento é sustentado na posição por um tempo determinado. Pode ser feito de forma Ativa (o sujeito se alonga), ou de forma Passiva (utiliza-se de utensílios ou auxílio de outra pessoa para se alongar).
Balístico: Movimentos repetidos que abrangem toda a amplitude de movimento.
FNP Facilitação neuromuscular proprioceptiva, que pode ser realizada da seguinte maneira: segurar-relaxar (H-R); contrair e relaxar (C-R) e contrair e relaxar com a contração do agonista (CRAC). Para a execução destas técnicas há necessidade de utensílios ou o auxílio de outra pessoa.
Cada técnica de alongamento deve ser usada de acordo com a necessidade de cada indivíduo, assim como a frequência, duração e período em que o alongamento deve ser realizado. Portanto, a prescrição de exercícios de alongamento deve ser feita por um professor de educação física ou um fisioterapeuta.
 Por quanto tempo e quantas repetições se deve realizar em cada alongamento?
American College of Sports Medicine (GARBER et al., 2011-ACSM) recomenda que os exercícios de alongamento sejam realizados:
  • Para adultos: 2-4 repetições de 10-30s cada repetição.
  • Para idosos: 30-60s cada repetição.
  • O tempo total de 60s de alongamento para cada grupamento muscular por sessão.
  • 5 vezes por semana para aumentos expressivos de amplitude de movimento (ADM) ou flexibilidade.
  • 2-3x/semanais – para gerar ganhos de ADM ou flexibilidade.
  • 1x/semana-para manutenção da ADM ou flexibilidade.


    Alongar, antes ou depois do treino?
    Sabe-se que os efeitos agudos do alongamento podem influenciar no desempenho do treino, podendo reduzir força, potência e torque (NELSON, 2005; WINCHESTER, 2009) prejudicando atletas que necessitam destas capacidades. Em contra partida efeitos agudos como o aumento imediato da amplitude de movimento, que pode ter duração por até 60min, podem auxiliar no desempenho de atletas como ginastas ou bailarinas (os) (MCHUGH &COSGRAVE, 2010).

    Alguns fatores contribuem para que o alongamento realizado antes da atividade esportiva não interferira no desempenho (BEHM & CHAOUACHI, 2011):

    • A duração total do alongamento deve ser < 90s.
    • Intensidade do alongamento abaixo do ponto de desconforto.
    • Alongamento dinâmico ao invés de estático.
    • Tipo da atividade esportiva a ser realizada, isto é, se depende ou não da amplitude de movimento máxima.
    • Para esportes que necessitam de grandes amplitudes de movimento recomenda-se, para sujeitos treinados, alongamentos estáticos de curta duração, baixa intensidade, imediatamente antes da prática desportiva.
    Já, os efeitos crônicos, que são os efeitos plásticos, duradouros, suficientes para gerar ganhos de ADM ou flexibilidade, são alcançados por meio de sessões de alongamento realizadas de forma continuada, regular, por pelo menos 4 semanas, no mínimo 2 vezes por semana (RANCOUR et al., 2009; WEPPLER & MAGNUSSON, 2010; GARBER et al. 2011-ACSM). Além disso, a prática regular de exercícios de alongamento pode aprimorar a performance em geral (SHRIER, 2004) e diminuir a dor musculoesquelética relacionada ao trabalho (MARANGONI, 2010).
    Alongamento previne lesão?
    Não existem evidencias que confirmem que o alongamento auxilia na prevenção de lesões, porém, um desequilíbrio na flexibilidade do indivíduo pode predispor uma lesão (HERBERT & NORONHA, 2007).
    Para saber qual técnica de alongamento realizar, quantas vezes por semana e por quanto tempo, deve-se identificar o objetivo e a necessidade de cada indivíduo. Ninguém melhor do que seu fisioterapeuta ou educador físico para auxiliar nessa avaliação. Converse com ele!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Saía do Sedentarismo!!!


Parabéns Profissional Pelo o Seu Dia!!!!

História da Educação Física
Autor: Prof.Luiz Carlos de Moraes


  Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

 
  CHINA - Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

   ÍNDIA -
No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).
O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.

   JAPÃO - A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.

   EGITO - Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

   GRÉCIA -
Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.
Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.

   ROMA - A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.

   IDADE MÉDIA -
A queda do império romano também foi muito negativo para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado sendo também chamado por alguns autores, de "Idade das Trevas".

 
  A RENASCENÇA - Como o homem sempre teve interesse no seu próprio corpo, o período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano.
Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como por exemplo a de Davi, esculpida por Michelângelo Buonarroti (1475 - 1564). Considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimentos. A dissecação de cadáveres humanos deu origem à Anatomia como a obra clássica "De Humani Corporis Fábrica" de Andrea Vesalius (1514-1564).
   A volta de Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitorio de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa" onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.

  
 ILUMINISMO - O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo surgido na Inglaterra no século XVII deu origem a novas idéias. Como destaque dessa época os alfarrábios apontam: Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) e Johann Pestalozzi (1746-1827). Rousseau propôs a Educação Física como necessária à educação infantil. Segunde ele, pensar dependia extrair energia do corpo em movimento.
Pestalozzi foi precursor da escola primária popular e sua atenção estava focada na execução correta dos exercícios.

  
 IDADE CONTEMPORÂNEA - A influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver na Idade Contemporânea e quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a nórdica, a francesa, e a inglesa.
   A alemã, influenciada por Rousseau e Pestalozzi, teve como destaque Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839) considerado pai da ginástica pedagógica moderna.
A derrota dos alemães para Napoleão deu origem a outra ginástica. A turnkunst, criada por Friederick Ludwig Jahn (1788-1825) cujo fundamento era a força. "Vive Quem é Forte", era seu lema e nada tinha a ver com a escola. Foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem à Ginástica Olímpica.
   A escola voltou a ter seu defensor com Adolph Spiess (1810-1858) introduzindo definitivamente a Educação Física nas escolas alemãs, sendo inclusive um dos primeiros defensores da ginástica feminina.
A escola nórdica escreve a sua história através de Nachtegall (1777-1847) que fundou seu próprio instituto de ginástica (1799) e o Instituto Civil de Ginástica para formação de professores de Educação Física (1808).
   Por mais que um profissional de Educação Física seja desligado da história, pelo menos algum dia já ouviu falar em ginástica sueca, um grande trampolim para o que se conhece hoje. Per Henrik Ling (1766-1839) foi o responsável por isso levando para a Suécia as idéias de Guts Muths após contato com o instituto de Nachtegall. Ling dividiu sua ginástica em quatro partes: a pedagógica - voltada para a saúde evitando vícios posturais e doenças, a militar - incluindo o tiro e a esgrima, a médica - baseada na pedagógica evitando também as doenças e a estética - preocupada com a graça do corpo.
   Alguns fundamento ideológicos de Ling valem até hoje tais como o desenvolvimento harmônico e racional, a progressão pedagógica da ginástica e o estado de alegria que deve imperar uma aula. Claro, isso depende do austral e o carisma do profissional.
   Um do seguidores de Ling, o major Josef G. Thulin introduz novamente o ritmo musical à ginástica e cria os testes individuais e coletivos para verificação da performance.
A escola Francesa teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848).
   Inspirado em Rabelais, Guts, Jahn e pestalozzi, dividiu sua ginástica em: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. Outro nome francês importante foi G. Dêmey (1850-1917). Organizou congresso, cursos (inclusive o Superior de Educação Física), regiu o Manual do Exército e também era adepto à ginástica lenta, gradual, progressiva, pedagógica, interessante e motivadora.
   O método natural foi defendido por Georges Herbert (1875-1957): correr, nadar, trepar, saltar, empurrar, puxar e etc.
   A nossa Educação Física, a brasileira teve grande influência na Ginástica Calistenia criada em 1829 na França por Phoktion Heinrich Clias (1782-1854).
   A escola inglesa baseava-se nos jogos e nos esportes, tendo como principal defensor Thomas Arnold (1795-1842) embora não fosse o criador. Essa escola também ainda teve a influência de Clias no treinamento militar.

   
A CALISTENIA - É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
   Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia".
   Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.
   Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr. Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 a Calistenia foi introduzida nas escolas americanas.
   No Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovações fundamentadas na ciência. Sendo assim o Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em 8 grupos diferentes do original: braços e pernas, região póstero superior do tronco, póstero inferior do tronco, laterais do tronco, equilíbrio, abdômen, ombros e escápulas, os saltitos e as corridas.
   Nos anos 80 a ginástica aeróbica invadiu as academias do Rio de Janeiro e São Paulo abafando um pouco a calistenia. Como na Educação Física sempre há evolução também em função dos erros e acertos.    Surge então, ainda no final dos anos 80 a ginástica localizada desenvolvida com fundamentos teóricos dos métodos da musculação e o que ficou de bom da Calistenia. A ginástica aeróbica de alto impacto causou muitos microtraumatismos por causa dos saltitos em ritmos musicais quase alucinantes. A musculação surgiu com uma roupagem nova ainda nos anos 70 para apagar o preconceito que algumas pessoas tinham com relação ao Halterofilismo.
   Hoje, sob pretexto da criatividade, a ginástica localizada passa por uma fase ruim com alguns professores ministrando aleatoriamente, aulas sem fundamentos específicos com repetições exageradas, fato que a ciência já reprovou, principalmente se o público alvo for o cidadão comum.


    A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Os índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atraz da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
   Os negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar.
"Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.
   Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
   Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.
As políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
   Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.
   Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade.    No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.
   Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.
    A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.

Oscar Schimidt - Biografia

  Mão Santa. Esse foi o apelido que Oscar Daniel Bezerra Schmidt, o maior nome do basquete masculino no Brasil, ganhou por seu talento e dedicação ao basquete brasileiro. Reverenciado até mesmo por mestres da NBA (National Basketball Association), Oscar começou sua história no Rio Grande do Norte, Natal, onde nasceu. Ainda pequeno, muda-se junto à família para Brasília, onde participa pela primeira vez de um jogo de basquete aos 13 anos. Com essa idade, o pequeno Oscar Schmidt já media 1,85m  e foi recomendado por seu tio Alonso a treinar no Unidade Vizinhança, clube da cidade. Naquele momento, em que Oscar dava seus primeiros passos em direção a uma carreira de grande sucesso, foi treinado por Zezão.

Na primeira metade dos anos 70 o atleta muda-se para a cidade de São Paulo e começa a jogar no Palmeiras. Após algum tempo, ganha destaque na equipe alviverde e chega a ser convocado para o juvenil da seleção brasileira de basquete. Com facilidade incrível para pontuar, Oscar Schmidt foi eleito em 77 o melhor pivô de sua categoria. Prestes a completar 20 anos, integrou o grupo principal da seleção brasileira e ganhou, junto a seus companheiros, o título de campeão sul-americano. Um ano depois, no mundial realizado nas Filipinas, conquistou a medalha de bronze e, através de Cláudio Mortari, foi jogar no Sírio.
Em 1979, Oscar Schmidt ganhou a Copa William Jones, um dos títulos mais importantes do basquete. No ano seguinte, participou das Olimpíadas de Moscou, em que pontuou 169 vezes e ajudou o Brasil a conquistar o quinto lugar. Em 1982, tornou-se jogador do América (RJ), mas teve uma passagem breve pela equipe. Naquele mesmo ano, disputou o campeonato de basquete italiano atuando pelo Caserta. Na Itália, o atleta ficou pelo período de onze temporadas e conseguiu a marca de dez mil pontos no campeonato nacional.
Em 84, Oscar Schmidt participou novamente das Olimpíadas pelo Brasil, desta vez em Los Angeles. Apesar do bom desempenho do atleta, que marcou o mesmo número de pontos contabilizados em Moscou, a seleção brasileira ficou em nono lugar. Porém, sua atuação fez com que o New Jersey Nets, da NBA, se interessasse pelo atleta. Caso fosse contratado, Oscar não poderia mais jogar pela seleção nacional, então continuou jogando na Itália.
Em 85 Oscar Schmidt venceu o Pan-Americano nos Estados Unidos. Na ocasião, o Brasil venceu os EUA pelo placar de 120 x 115 com uma atuação histórica do atleta e da seleção. Três anos depois, nas Olimpíadas de Seul, Oscar sagra-se cestinha do torneio, mas o Brasil ficou novamente em quinto lugar.
A carreira de Oscar Schmidt continuou deslanchando fora do Brasil com o atleta quebrando recordes e ganhando diversos títulos. Porém, em 95, o jogador volta a atuar em seu país de origem ao ser contratado por uma equipe de São Paulo, na qual conquistou o oitavo título nacional de sua carreira. Um ano depois, Oscar deixa o campeonato paulista para jogar no Rio de Janeiro. Foi contratado pelo Flamengo e virou um ídolo do clube das massas.
Após algum tempo, descontente com a administração do basquete no Brasil, Oscar junta-se a outros grandes ícones do esporte como Magic Paula e Hortência para criar a NLB - Nossa Liga de Basquetebol. Desta forma, organizaram uma competição nacional com estatuto, sede e juízes próprios. Aos 55 anos, Oscar Schmidt foi diagnosticado com um tumor no cérebro e, desde então, luta contra a doença.
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